QUÍMICA DA FELICIDADE

QUÍMICA DA FELICIDADE

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Você sabia que dentro do seu corpo existem 4(quatro)
hormônios naturais, que quando ativados são capazes de mudar seus sentimentos e pensamentos em questão de segundos?

Ao decorrer dos séculos, alguns artistas pensadores se concentraram para definir e representar a felicidade. Nas últimas décadas, outros grupos se juntaram a essa difícil tarefa: endocrinologista e neurocientistas.

Tendo o objetivo de estudar a felicidade como um projeto biológico para encontrar o que estimula esse sentimento sob o ponto de vista físico.

Mas você deve estar se perguntado: quais são esses hormônios e como ativar os efeitos desse quarteto da felicidade ou sendo chamado tecnicamente de Química da Felicidade.

  • Endorfina: é uma substância natural produzida pelo cérebro. Sua denominação se origina das palavras sendo (interno) e morfina (analgésico). O que se sabe é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado de humor e alegria.
  • Serotonina: é um hormônio neurotransmissor. Ou seja, ela atua fazendo a comunicação entre as células nervosas. Além disso, essa substância química é considerada pelos médicos e especialista, Como um estabilizador natural do humor.
  • Oxitocina: é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de pessoas que amamos. Também ligada à sensação de prazer e bem-estar físico e emocional e à sensação de segurança e de fidelidade.
  • Dopamina: é um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, estando relacionado, por exemplo, humor e o prazer.

Mas como ativar esses hormônios?

Dormir de 7 a 9 horas;

Fazer exercícios diariamente;

Comemorar conquistas diárias;

Meditar;

Abraçar alguém;

Fazer um ato de generosidade;

Agradecer todos os dias;

Desfrutar da natureza;

Recordar momentos especiais;

Praticar hobbies;

Rir com pessoas especiais;

Cantar e dançar;

Se tornando um combustível natural para crescer, se desenvolver, se manter pra frente e não só na sua vida pessoal, na profissional também.

Então abrase aquelas pessoas que ama, de gargalhadas, estimule o seu bem-estar.

“Sorrir não mata, viver não dói, abraçar não arde, beijar não fere, rir não machuca. Ou seja, você não tem motivos para não tentar ser feliz”.

E aí, curtiu o post? Compartilhe em suas redes sociais.

Até mais 😃💙

GP 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT