QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Leila Dillmann
Leila Dillmann

O mercado de trabalho desse setor é bem relativo, com períodos de alta demanda e, consequentemente, altos salários e ao mesmo tempo ocasiões em que o nível de desemprego acaba prejudicando todos os cargos e profissões. Isso porque o mercado da Construção Civil acompanha a Economia Brasileira.

A construção civil é composta por vários profissionais e no artigo de hoje vou contar um pouco sobre cada um desses trabalhadores que compõe e atuam nesse ramo. Vamos lá?

Arquiteto e Urbanista

Projetam e idealizam os espaços para os mais diversos usos humanos como, prédios, praças, casas, escritórios, hospitais, museu, pontes, escolas entre outros.  O arquiteto leva em consideração às necessidades de quem vai utilizar a construção ao planejar e organizar seu projeto.

Técnico em Edificações

Desenvolver e executar projetos de edificações com até 80 m² de área construída que não constituam conjuntos residenciais e não envolvam estruturas de concreto armado ou metálica. É o técnico em edificações que:

  • Planeja a execução, elabora orçamento e memorial descritivo de obras;
  • Supervisiona a execução de diferentes etapas do processo construtivo;
  • Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas e controle tecnológico de materiais na área da Construção Civil.
  • Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações;
  • Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Engenheiro Civil

Responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil, ele atua em todas as etapas de construções de prédios, pontes, viadutos, ferrovias, rodovias e túneis. É responsabilidade de o engenheiro civil analisar o solo, coordenar equipes de trabalho, supervisionar prazos, custos mantendo os padrões de qualidade e segurança.

Perito em Engenharia

Tem como função coletar e analisar informações relacionadas às condições técnicas de imóveis, máquinas ou sistemas da engenharia. No caso de danos, é o perito engenheiro que avalia as causas, determinando se o acidente ocorreu por falta estrutural, patológicas, anomalias ou desempenho incompatível com as necessidades da situação, determinando se houve má execução, erro de projeto ou problemas com materiais. É o perito quem elabora o laudo que vai orientar o juiz no caso de uma ação judicial, sendo essencial que esse profissional tenha conhecimento dos direitos do código civil e a disciplina processual.

Operários

São eles que realizam todas as obras, existem categorias para definir as funções de cada operário:

  • Mestre de Obras;
  • Apontador de Obras;
  • Pedreiro;
  • Técnico em Construção Civil;
  • Armador;
  • Servente ou Ajudante de Obra;
  • Carpinteiro.

A construção civil se tornou um setor industrial fundamental no País. Ajudando a desenvolver o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente por meio de obras nos segmentos de infraestrutura e edificações.

Agora você conhece um pouco sobre cada profissional que atuam na construção civil.

Quer saber mais sobre o assunto?

Continue acompanhando o Blog

GP 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT