MELHORANDO A VIDA DOS COLABORADORES

MELHORANDO A VIDA DOS COLABORADORES

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Você sabe quanto o bem-estar dos seus colaboradores influencia sua companhia?

Para que seus empregados se sintam bem dentro do ambiente de trabalho e continuem trazendo bons resultados é necessário que a empresa se conscientize, motive e valorize o trabalho de toda sua equipe.

Toda empresa almeja evoluir profissionalmente, e para que isso se torne realidade é essencial ter uma equipe motivada, satisfeita e saudável tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Quando o ambiente de trabalho é saudável ele automaticamente contribui para a felicidade e bem-estar dos funcionários, que consequentemente faz com que eles se sintam mais conectados com os projetos da empresa.

É importante que a empresa não foque apenas nos resultados e deixe de lado a valorização de seus empregados, pois com isso, dificilmente o sucesso será completo e duradouro.

Estresse, desmotivação, falta de perspectiva entre outros podem levar o funcionário a procurar um novo emprego somente pela falta de importância do empregador para com o colaborador.

Ao direcionar esforços para o bem-estar do funcionário, os benefícios são muitos, tanto no aumento da produtividade até uma satisfação na realização das tarefas, os benefícios são para ambas as partes, empresa/colaborador. Muitas pessoas dedicam a maior parte de seu dia para o trabalho, seja dentro de uma organização ou em seu próprio negócio. Porém, trabalhar em uma função considerada ruim, com condições inadequadas, que não faz com que a pessoa se sinta acolhida e valorizada pode gerar problemas de saúde física e até psicológicas.

Faça com que o colaborador acredite que aquilo que ele faz tem um grande significado para empresa, que sua função não é só pesada em valores que voltam para a companhia. Tente fazer com que ele sinta que pode evoluir em sua carreira, contribuir para o crescimento da organização e melhorar sua vida pessoal com os frutos daquele trabalho, provavelmente isso fará com que ele se esforce mais para alcançar as metas e se superar diariamente.

Pensando em melhorar a vida dos colaboradores? Confira algumas dicas:

  • Mantenha um ambiente de trabalho acolhedor: Faça pesquisas internas de satisfação, assim você poderá avaliar aspectos variados de sua organização e criar planos de ação para os pontos que precisam de melhoria.
  • Passe um treino frequentemente para sua equipe: Além de aperfeiçoar suas habilidades, os colaboradores poderão alcançar suas metas mais facilmente. Mostre aos colaboradores a importância e o impacto de suas funções para os resultados da empresa. Isso pode fazer com que eles se sintam cada vez mais motivados a melhorarem seus desempenhos.
  • Reconheça e Recompense seus funcionários: É importante reconhecer e comemorar cada conquista de seu time, pois elas possuem relação direta com o engajamento e a motivação de cada funcionário.
  • Disponibilize boas ferramentas de trabalho: Ao pensarmos em como motivar uma equipe, devemos considerar todas as ferramentas disponibilizadas no ambiente de trabalho. Isso porque não adianta nada seus colaboradores estarem no auge da motivação se a empresa não investe em processos eficazes.

Lembrando que os colaboradores também devem ter metas e queiram crescer e alcançar cargos superiores dentro da empresa para expandir tanto seus resultados individuais, quanto os coletivos.

Os funcionários que se sentem bem em seu local de trabalho e têm um bom relacionamento com os outros colaboradores ficam mais motivados para trabalhar, se dedicam mais e acabam trazendo resultados melhores para a empresa.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje! 😊

Até a próxima 😃💙

GP 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT