HORAS EXTRAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

HORAS EXTRAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Conforme a CLT, a jornada de trabalho é de até oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais. Se esse limite de tempo exceder, passa a ser considerada hora extra, dando direito ao funcionário de receber pelo adicional trabalhado.

A Constituição Federal garante que o pagamento das horas adicionais é direito do funcionário, o valor a ser pago pelas horas trabalhadas a mais é de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal.

Vantagem para o empregado:

  • Ter um aumento significativo no salario gerado pelas horas adicionais trabalhadas;

Vantagem para as empresas:

  • Efetuando corretamente o pagamento dessas horas extras garante que a empresa não sofra nenhuma ação trabalhista. Além de motivar seus empregados e assegurar-se da produtividade da empresa;

Desvantagens para os funcionários:

  • O funcionário não poderá chegar atrasado, sair antes ou faltar sem justificativa;

Desvantagens para as empresas:

  • Conforme a regularidade que o funcionário faz horas extras, pode gerar um impacto na folha de pagamento da empresa. Além da questão financeira, o pagamento de horas adicionais não torna os serviços dos colaboradores flexíveis de acordo com as necessidades da empresa.

Uma grande parte dos trabalhadores possui uma jornada de trabalho de quarenta e quatro horas semanais, com limite de oito horas diárias. Porém, pode ser diferente para grupos beneficiados por acordos e práticas coletivas que prevejam uma carga horária reduzida.

Existem funcionários que não tem o direito de receber horas extras, mesmo quando excedem a jornada regular de trabalho. Por exemplo: quem ocupa cargo de gerentes e diretores, ou que ocupam cargos de confiança e recebem um salário maior em razão de suas obrigações, não tendo o controle sobre sua jornada.

Outro exemplo é o funcionário que desempenha serviços externos, quando não se tem o controle dos seus horários. Um funcionário que tem a função, por exemplo, de motorista, mas é monitorado via GPS, tornando possível o acompanhamento da sua jornada de trabalho, não caberia nessa circunstância.

Para calcular a hora extra é necessário saber a carga horária predita na jornada de trabalho para apurar quanto o funcionário ganha por hora, essa informação é importante para saber quanto vale a hora adicional.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até mais <3

RH 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT