ENTENDA COMO CADASTRAR AS ESCALAS DE TRABALHO NO SISTEMA DE PONTO IOPOINT!

ENTENDA COMO CADASTRAR AS ESCALAS DE TRABALHO NO SISTEMA DE PONTO IOPOINT!

Leila Dillmann
Leila Dillmann

A realidade da jornada de trabalho nem sempre é a mesma para todas as empresas. Algumas precisam do colaborador trabalhando por mais horas consecutivas, outras menos.

Por esse motivo, conhecer os tipos de jornadas e como fazer o controle de horas delas de forma precisa são fatores essenciais para que o orçamento corporativo e a empresa fiquem blindados. E é com base nisso e como forma de proteção aos trabalhadores urbanos e rurais, que a Constituição Federal e a Consolidação das Leis Trabalhistas previram e permitiram variações nas escalas de trabalho.

Escala é o tempo de trabalho prestado pelo colaborador ao empregador. Uma rotina pré-estabelecida na qual os colaboradores devem seguir uma carga horária de trabalho. Corresponde ao tempo de serviço e o de repouso. Saiba um pouco mais sobre em nosso blog ESCALAS DE TRABALHO: COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO PERMITIDAS PELA CLT?.

Hoje vamos mostrar o passo a passo de como cadastrar as escalas no Sistema Iopoint, vamos lá?!

Acesse o sistema iopoint e clique nos itens na sequência cadastro > escalas > cadastrar.

Dê nome à escala e escolha o tipo dentre as opções semanal, especial ou flexível.

Na escala semanal opte entre uma escala de segunda a sexta ou de segunda a sábado.

Preencha os horários de entrada e saída solicitados.

Assinale o DSR, se haverá o intervalo pré-assinalado e clique em cadastrar no ícone que fica na margem direita inferior da tela. E pronto, escala semanal criada.

ESCALA ESPECIAL

Clique na opção escala especial e em seguida escolha o tipo de escala. O sistema não só apresenta algumas opções, como também possibilita personalizar de acordo com a necessidade da sua empresa.

Aqui a opção escolhida foi a escala 12X36. Ou seja, o colaborador trabalhará 12 horas e ficara 36 horas ininterruptas em descanso. Para configurar basta lançar o horário de entrada e o horário de saída, clique em cadastrar e a escala estará criada.

ESCALA FLEXÍVEL

Escala onde o funcionário irá cumprir sua jornada obedecendo um número de horas diárias, sem rigidez nos horários de início e fim de turno. Dê um nome a escala e clique no item flexível. Escolha entre as opções escala intermitente ou escala por dia.

ESCALA INTERMITENTE

Trabalho intermitente ocorre quando uma empresa contrata um funcionário para prestar serviços de forma esporádica, remunerando-o com salário e todos os direitos trabalhistas proporcionalmente a esse período. Ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade.

A única configuração necessária é a virada de turno. Para concluir, clique no botão "Finalizar". A escala estará disponível na listagem.

ESCALA FLEXÍVEL POR DIA

Escolha quantidade de horas e os dias da semana, conforme sua necessidade.

Selecione o DSR e o horário e virada de turno. Clique em cadastrar e terá mais uma escala criada.

Muito fácil, não é?! O sistema de Registro de Ponto da iopoint é intuitivo e de fácil usabilidade. Você gostaria de testar a nossa praticidade. Solicite um teste grátis no nosso site e otimize o seu RH.

Ponto Digital

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT