AS DIFERENÇAS ENTRE SER UM CHEFE E SER UM LÍDER

AS DIFERENÇAS ENTRE SER UM CHEFE E SER UM LÍDER

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Existe uma grande diferença entre um Chefe e um Líder, ambos caracterizam posição de poder, mas essa definição está totalmente ligada em como a pessoa pratica seu poder dentro da equipe.

A produtividade da equipe está em conformidade com a forma que seu dirigente conduz a prática de trabalho, a maneira de administração vai mostrar qual dos termos se adequam a ele, Chefe ou Líder.

Por muito tempo os chefes dominavam as empresas dando suas ordens e cobrando resultados, mas, com a mudança nas exigências do mercado de trabalho as empresas precisaram tomar novos rumos formando assim os líderes que chegaram e mudaram o método de administrar a empresa, percebendo assim, a mudança na produtividade de seus colaboradores e gerando resultados cada vez melhores.

Mas o que é um chefe?

O chefe tem interesse apenas nos lucros e resultados, deixando o clima organizacional da empresa tenso. Quando um chefe pressiona os seus funcionários, ele faz com que o ambiente de trabalho fique além de sobrecarregado, desagradável. Chefe vê o seu autogoverno como o poder de mandar e desmandar, dando ordens à equipe ao invés de motivá-los, comanda o grupo ou departamento com autoridade, é inseguro, não aceita opiniões tomando suas próprias decisões sozinho. A coordenação de um chefe é menos valorizada quando comparada á de um líder.

Quando o chefe não mantém um diálogo com a equipe, a mesma acaba ficando privada de um contato mais humanizado, gerando assim um acúmulo de dúvidas, distanciamento e por muitas vezes uma desistência do atual trabalho.

“A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira.” - Mario Sergio Cortella

O que é ser um líder?

O líder orienta sua equipe, acompanha as atividades de perto, fica encarregado pelo treinamento do seu time gerando assim, melhores resultados em todos os sentidos, a empresa é impulsionada e a lucratividade é certa.

Liderar não é impor uma ordem e cobrar o resultado, é uma troca de experiências e opiniões, ouvir os seus colaboradores fará com que eles sintam confiança, segurança e motivação para que mantenham o entusiasmo pelo trabalho.

“Se suas ações inspiram outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e serem mais, você é um líder.” - John Quincy Adams

Liderar é aprender

A melhora do ambiente de trabalho influencia diretamente na qualidade de vida de seus funcionários. Um bom líder planeja a longo prazo buscando sempre atingir as metas da corporação, mas nunca esquecendo da valorização e futuro dos seus colaboradores.

E ai, curtiu o post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.

Até mais 💙

Gestão Empresarial

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT