VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PONTO MANUAL, PONTO FÍSICO E O PONTO ONLINE?

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PONTO MANUAL, PONTO FÍSICO E O PONTO ONLINE?

Leila Dillmann
Leila Dillmann

A tecnologia está cada vez mais inserida e necessária na sociedade. Afinal quem não tem um celular e quem é que não sabe o que é um “App”? Ninguém! A tecnologia, usada com boa fé, veio para melhorar todos os setores e facilitar a nossa vida das mais variadas formas possíveis.

E é nesse viés que podemos notar o quanto mudou e vem mudando a forma de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores nas empresas públicas e privadas. A evolução é constante. O ponto começou a ser registrado de forma manual, passou pelo ponto físico e hoje a novidade é o ponto online que funciona por aplicativo. Sensacional, não?!

Empresas que possuem poucos colaboradores têm mais facilidade para perceber quais destes chegaram no horário, os que estão atrasados e aqueles que nem compareceram no trabalho. Por outro lado, a gestão fica muito mais complicada quando o número de funcionários é maior, quando há mais setores, departamentos, filiais, etc. Como identificar se estão cumprindo a jornada?

Você pode estar se perguntando sobre o que difere cada uma das opções de controle, quais são as vantagens e se há amparo legal para cada uma delas. Vou tirar todas essas dúvidas. Vamos lá!

PONTO MANUAL

O controle realizado de forma manual ainda é utilizado por empresas com poucos funcionários. Nesse caso, os colaboradores assinam um livro ponto ou registram o mesmo através do relógio de ponto cartográfico. Em ambas as formas, a contabilização das horas, horas extras, abonos, faltas justificadas e injustificadas, as férias e diversos outros detalhes são realizados de forma totalmente manual ou por meio de planilhas, o que torna o processo menos preciso e mais trabalhoso.

PONTO FÍSICO

Também conhecido como REP – Relógio Eletrônico de Ponto. Amparado pela Portaria 1510 do Ministério do Trabalho em Emprego, o REP é o equipamento de automação utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referente à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

Para a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto é obrigatório o uso do Relógio Ponto ou Cartão Ponto no local da prestação do serviço, vedados outros meios de registro. Nesse caso, o próprio sistema entrega o relatório do registro de entrada e saída dos colaboradores.

PONTO DIGITAL OU PONTO ONLINE

O controle de ponto digital é a novidade dentre os disponíveis no mercado. Amparado pela Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego que autoriza aos empregadores o uso de sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho.

O ponto online tem a mesma função de um sistema de controle do ponto manual ou ponto físico, registrar a jornada de trabalho dos colaboradores, porém, com alguns diferenciais que o tornam muito mais prático, eficiente e seguro.

A forma de registro é através de aplicativo direto no celular do colaborador, em celular ou tablet disponibilizado pela empresa para que todos os funcionários registrem por ali. Ambas as formas admitem o registro online e off-line, de forma 100% segura. Também há a opção de registro no computador via plataforma na web. O ponto online não traz a necessidade de um relógio ponto fixo na empresa, ou seja, diminui o custo de implantação.

O sistema é em nuvem o que permite a sincronização dos dados e o acesso de qualquer lugar e a qualquer momento. A tecnologia entrega, além do registro, o tratamento e a gestão do ponto.

Ademais, possibilita não só o controle da jornada de trabalho dos colaboradores internos das empresas, mas também do pessoal externo, representantes comerciais, equipes técnicas, home office, etc., todos terão suas jornadas controladas e acompanhadas pelos respectivos gestores.

A iopoint possui um sistema de registro, tratamento e gestão de ponto que atende a todas as regras das portarias 373 e as regras da portaria 1510 para o tratamento de ponto.

Acesse nosso site e conheça um pouco mais da nossa ferramenta que vai tornar sua gestão mais fácil, rápida e eficiente!

Ponto Digital

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT