DESAFIOS DO CONTROLE DE PONTO PARA OS MOTORISTAS

DESAFIOS DO CONTROLE DE PONTO PARA OS MOTORISTAS

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Sistemas de pontos tradicionais fixos como biometria ou cartão limitam o controle de ponto e jornada de trabalho de motoristas, tornando esse controle quase que impossível em se tratando de coleta de informações fidedignas de colaboradores que atuam nesse ramo.

Hoje a tecnologia vem como forte e indispensável aliada na evolução e atualização das empresas para que consigam ter acesso a um controle em tempo real e não tenham prejuízos com ações trabalhistas decorrentes de colaboradores que façam essas jornadas de trabalho.

Utilizar a tecnologia para realizar o controle de ponto de motoristas, além de prático, permite acompanhar a jornada de trabalho desses funcionários em tempo real. Como os motoristas têm lei específica, o grande desafio é a forma de se estabelecer o diário de bordo. A legislação permite que o controle de ponto seja feito de forma manual ou até mesmo eletrônica ou digital.

Existem normas que fazem a regulamentação da jornada máxima diária desses trabalhadores, assim como o intervalo entre uma jornada de trabalho e outra, tempo de espera, situações essas regulamentadas pela  Lei 13.103/2015. Assim, a jornada de trabalho dos motoristas de ônibus e caminhões, que são os trabalhadores que atuam no território rodoviário com o veículo da empresa, tanto no transporte de passageiros e cargas, deve ser, obrigatoriamente, controlada pelo empregador.

É preciso atenção em relação às especificidades da lei e acompanhar suas alterações, pois a definição das relações entre motoristas e gestores é amparada por ela, portanto, a importância das observações pelo setor de RH e das empresas em relação ao controle de horas e da gestão de frotas é indispensável, pois, a lei 13.103/15 foi instituída para regulamentar a profissão do motorista profissional, alguns pontos apresentados pela lei dizem respeito a jornada máxima diária, intervalos, paradas, enfim, diversos itens que fazem parte do dia a dia do motorista.

Itens importantes quando o assunto é o controle efetivo do ponto do motorista.

Vejamos:

  • A jornada de trabalho do motorista profissional é de 8 (oito) horas diárias, o que totaliza 44 (quarenta e quatro) horas semanais;
  • O tempo de espera (Que é considerado o tempo em que o motorista aguarda tanto o carregamento, quanto o descarregamento do veículo ou até mesmo fiscalizações de rotina) não faz parte da jornada;
  • Caso a espera exceda o tempo de 2 (duas) horas de duração total, ela poderá ser considerada como descanso, se neste sentido o local tenha condições apropriadas para ser utilizado como tal;
  • As horas relativas ao tempo de espera serão indenizadas na proporção de 30% (trinta por cento) do salário-hora normal.
  • Quando se trata de direção, após o período de 5 (cinco) horas e trinta minutos em direção, existe a obrigatoriedade de realizar uma pausa de 30 (trinta) minutos;
  • Horas-Extras são permitidas com sua duração máxima de até 2 (duas) horas e com acréscimo mínimo de 50% da hora normal;
  • Mas um item importante a ressaltar é que o controle da jornada do motorista é algo que vai além do direito do empregado, pois também é uma obrigação do empregador.

Embora a maneira tradicional de anotação seja manual, não devemos esquecer que esse método é a forma que demanda mais tempo e acaba abrindo brechas para falhas maiores do que se utilizasse o ponto eletrônico, pois é preciso contar com a memória e boa vontade de cada motorista para que as anotações não caiam no esquecimento, do contrário, acarretará acúmulo de informações levando o colaborador a fazer esse relatório apenas no final de cada mês o que comprometerá ainda mais a veracidade das anotações dos seus horários. E, mesmo que todo registro seja feito da melhor forma possível, a conferência e contabilização das horas trabalhadas acabam se tornando uma atividade exaustiva para o setor de RH, pois se por ventura houver algum erro de anotação ou até mesmo faltar dados no momento de fechamento da folha, essa situação pode acarretar prejuízos para a empresa bem como processos trabalhistas.

Neste sentido, destacamos as vantagens de utilizar um sistema digital de controle de jornada, que faz o controle do ponto ser realizado de forma mais eficaz.

  • O funcionário consegue baixar o app de ponto no seu celular, o que após a instalação, poderá realizar a marcação de ponto em alguns cliques;
  • O acesso ao aplicativo é prático e pode ser feito de qualquer smartphone, o usuário consegue registrar o início da jornada de trabalho, intervalo para as refeições e descanso e o término do expediente;
  • O investimento nesse tipo de controle de ponto, traz mais segurança tanto para a empresa quanto para o colaborador, e, é aceito pelo MTE;
  • Integração com o GPS dos dispositivos para acompanhar localização em tempo real e saiba exatamente onde cada colaborador está;
  • Através do controle da jornada de trabalho por meio digital, o gestor consegue monitorar o desempenho trabalhador ao longo dos períodos;
  • Capacidade de bater ponto mesmo onde não haja conexão com a internet ponto offline;
  • Outro ponto positivo quando a empresa adota o sistema de ponto digital, é em relação ao benefício gerado para o setor de Recursos Humanos da empresa, pois através de uma conferência prática e rápida o gestor consegue gerar o relatório, tudo de maneira automática.

No artigo de hoje você viu como um controle de ponto digital pode ajudar a sua transportadora a gerenciar a frequência de todos os funcionários mesmo à distância e ainda, como tudo isso pode tornar o RH da sua empresa muito mais eficiente.

Uma gestão de funcionários deve contar com um sistema de ponto à altura, nesse sentido, a iopoint vem para suprir toda demanda e com isso, sua transportadora poderá dar adeus ao diário de bordo de seus motoristas, pois com tantos avanços na área de logística você contará com o que há de melhor em de registro de ponto e ainda conseguirá fazer todo acompanhamento em tempo real, mesmo a quilômetros de distância.

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Até o próximo Artigo 😉 💙

Ponto Digital

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT