CONTROLE DE PONTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CONTROLE DE PONTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Leila Dillmann
Leila Dillmann

O controle de ponto dos colaboradores em empreiteiras ainda é um grande desafio, geralmente essas empresas necessitam buscar espaços próximos à obra para fazer a instalação de um relógio ponto para que consigam fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários. Porém, isso tudo acaba por gerar despesas que sobrecarregam ainda mais os orçamentos que já são altos, pois não se trata apenas de um equipamento e sim de vários outros fatores como: reserva de um espaço para instalação de relógio ponto e comprometimento do Apontador de Obras em fazer um trabalho minucioso para gerenciar e fiscalizar a utilização do relógio de ponto e jornada de trabalho de todos os profissionais envolvidos na construção civil.

No artigo de hoje, abordaremos questões pertinentes aos controles de entrada, almoço e fim de expediente de todos esses colaboradores e a forma mais fácil e prática de fazer o controle de jornada nesse setor.

Além de toda questão de custos, todo processo de verificação do tempo trabalhado seguem os mesmos, o que gera pilhas de papéis e o arquivamento adequado, necessitando nesses casos uma equipe comprometida para realização dos cálculos necessários para remuneração adequada e justa.

A tecnologia vem apresentando soluções adequadas à realidade da construção civil. Softwares com plataformas intuitivas capazes de solucionar com eficácia inclusive o trabalho do setor de RH, através de poucos cliques os dados de controle de ponto se transformam em relatórios completos, escalas que atendem as especificidades, totalmente personalizáveis à realidade e nicho de cada negócio.

Todas essas soluções e praticidades estão sempre atualizadas com a legislação trabalhista, trazendo sobretudo, confiabilidade e segurança na geração de relatórios.

Levando em conta o fato de que o setor de construção civil é gigantesco, conseguimos imaginar a complexidade da tarefa que é administrar diversos funcionários em uma construção, pois entre engenheiros, eletricistas, ajudantes e tantos outros que precisam cumprir com a jornada de trabalho está uma grande incógnita, COMO?

Por possuir uma estrutura reduzida, boa parte das construtoras recorrem a coleta manual, seja através de folhas de ponto, pendrive ou recolhimento dos cartões, o que geralmente é realizado pelo Apontador de obra, gerando assim imprevisibilidade de informações. Resumindo, o profissional que cuida dessa parte, é a conexão entre obra e escritório, e carrega consigo a responsabilidade das coletas fidedignas de cada ponto batido bem como a segurança da entrega desses dados ao seu local de destino.

A segurança para o controle de ponto e jornada de trabalho desses funcionários da construção civil existe, garante as informações necessárias e assegura juridicamente que esses colaboradores estejam cumprindo sua jornada combinada. É necessário portanto se ater a alguns pontos antes de escolher o controle de ponto ideal para sua obra, como por exemplo praticidade da plataforma e segurança.

Benefícios do Ponto Digital na Construção Civil para Empresas e Funcionários:

  • O ponto digital, também conhecido como ponto alternativo destaca-se pelo seu diferencial que no caso, é a mobilidade, pois o app coleta as informações do ponto dos colaboradores através de qualquer telefone celular com sistema Android ou IOS e esses dados coletados ficam disponíveis e armazenados em nuvem;
  • O app também conta com geolocalização, dessa forma a empresa fica sabendo o local exato em que o trabalhador estava quando registrou o ponto;
  • Funciona de forma online e offline, e no caso do ponto offline os dados ficam registrados, e no momento que o usuário entrar em qualquer conexão com a internet os dados são sincronizados e transportados para o armazenamento em nuvem;
  • A remuneração do trabalhador fica assegurada, pois as horas trabalhadas ficam registradas mesmo que o funcionário esteja executando seu trabalho em outra cidade;
  • Acompanhamento da movimentação de entrada e saída dos funcionários, horas-extras, ausências, folgas, atestados, férias, tudo em tempo real;
  • Relatório de fechamento de ponto com poucos cliques;
  • O ponto digital assegura a integridade das informações, uma vez que são dispensados os cartões de ponto ou folhas de registro, sem maiores preocupações com transporte ou armazenagem;
  • Praticidade nas análises de aderência, produtividade e resultados gerados pelas equipes de trabalho;
  • Gerenciamento e criação de estratégias para a maximização do aproveitamento do trabalho através dos relatórios gerados e índices de desempenho dos colaboradores;
  • Escalas personalizadas conforme a necessidade de cada empresa;
  • Custo benefício;
  • Proteção trabalhista.

Dentre tantos benefícios do ponto digital e segurança em relação às informações coletadas o gestor pode ficar tranquilo no que tange às tentativas de fraude e manipulação de informações nas marcações de ponto, pelo fato de que todos os dados são armazenados em um sistema criptografado, inviabilizando inclusive o acesso de dados referentes à jornada de cada empregado conforme exigido no § 3º do artigo 74 da CLT, situação, essa, diferente dos casos em que empresas utilizam a folha ponto. A vantagem estende-se principalmente ao setor de RH, pois agiliza os processos, pelo fato de ter acesso a relatórios automatizados com as informações pertinentes dos funcionários, quantidade de horas trabalhadas, horas extras, banco de horas e muito mais, tudo facilmente acessível na palma da mão.

O que a IOPOINT Oferece:

Uma implantação completa é importante, mas receber suporte adequado após adquirir um produto é essencial. Portanto o sistema da IOPOINT vai além da venda propriamente dita, com acompanhamento desde o momento da contratação, implantação do sistema, treinamentos que garantem total acesso e fácil entendimento para operar a plataforma. O suporte é ilimitado, dessa forma poderá contar conosco nos momentos em que mais precisar e tirar dúvidas relacionadas ao app como por ex: pontos batidos fora do horário, ajustes de pontos, escalas, relatórios, configurações e muito mais. Sua empresa poderá encontrar as informações que necessita com apenas alguns cliques. Através do chat do sistema terá acesso direto com um de nossos especialistas, e se ainda restarem dúvidas, um de nossos consultores estará pronto para atendê-lo e fazer o passo a passo com você virtualmente e por telefone.

Uma solução moderna e inovadora para desburocratizar e agilizar os processos de Rh, e tudo isso da forma mais segura possível pois o App está em conformidade com a lei trabalhista,  tudo isso na palma da sua mão.

Fácil para os seus colaboradores. Simples para a sua empresa.

Que tal conhecer todas as funcionalidades e soluções do controle de ponto digital para a construção civil?

CLIQUE AQUI para conhecer os produtos e serviços da IOPOINT e renove a gestão da sua empresa com uma plataforma simples e segura.

Até o próximo Artigo 🙂 💙

Ponto Digital

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT