A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Em um mundo empresarial altamente competitivo, em que o capital humano é um dos maiores diferenciais das organizações, tornou-se fundamental elaborar diretrizes capazes de motivar e reconhecer os colaboradores que apresentam bons resultados e trabalham com dedicação. O plano de cargos e salários é uma excelente ferramenta nesse sentido, e tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão, os meios e o tempo para isso, além da respectiva política salarial da empresa.

Pedir demissão quase nunca é uma decisão fácil – especialmente diante do atual cenário de instabilidade econômica e alto índice de desemprego. Mas 27% dos trabalhadores brasileiros pediriam as contas se sua empresa atual não reconhecesse seu valor, segundo dados apontados na pesquisa FIA Employee Experience, que entrevistou mais de 150 mil funcionários em mais de 300 empresas brasileiras.

O reconhecimento está diretamente ligado ao engajamento e produtividade do funcionário. Elogios, bons feedbacks e incentivos frequentes tornam o dia a dia do colaborador mais feliz, ele se sente valorizado e, consequentemente, motivado para produzir mais. Por exemplo: caso um colaborador apresente uma boa ideia, que seja capaz de produzir bons resultados à organização, e por esse motivo seja reconhecido, as chances de voltar a contribuir com novas estratégias é alta.

Todo profissional espera que a empresa possua um plano de carreira com reconhecimento que o ajude a se desenvolver. Assim, poderá tanto atingir as metas da empresa quanto atingir seus objetivos pessoais.

O QUE É PLANO DE CARGOS DE SALÁRIOS?

Plano de cargos e salários é um documento que detalha cada posto de trabalho na empresa, com suas respectivas funções e perfis profissionais, além dos salários correspondentes. Neste documento contém as regras de ascensão dentro da organização, assim como sua política salarial previstas de forma clara e transparente. É o desenho de toda a estrutura de remuneração da empresa, relacionada aos cargos que ela oferece, funciona como um regimento para o RH, gestores e colaboradores compreenderem a progressão de cargos dentro da organização.

Vale ressaltar que o plano de cargos e salários é diferente do plano de carreira. Aquele está relacionado à visão da empresa sobre as posições oferecidas e suas respectivas remunerações, enquanto este é individual e atua como um mapa que cada colaborador pode seguir para crescer e conquistar seus objetivos profissionais.

Portanto, o plano aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, a empresa aprimora o seu employer branding - forma com que os profissionais veem o empregador como uma opção válida para construir carreira, além de ajudar a manter o clima organizacional em equilíbrio, otimiza os processos de recrutamento, evita os desvios de função e o acúmulo de tarefas, a empresa diminui os riscos de ações trabalhistas.

Está claro que o plano de cargos e salários é uma abordagem benéfica para a empresa, seja de forma interna tanto quanto externa. Afinal, não adianta contratar bons profissionais e não disponibilizar formas de crescimento e reconhecimento para eles atuarem.

Gostou do assunto? Acesse nosso blog e leia mais, tem muita informação de qualidade para você.

GP 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT