10 APPS PARA FACILITAR A VIDA DAS CONSTRUTORAS

10 APPS PARA FACILITAR A VIDA DAS CONSTRUTORAS

Leila Dillmann
Leila Dillmann

Potencializar tempo, esse é o intuito de levar para as obras ferramentas virtuais que possam substituir as tradicionais que são na maioria das vezes manuais. Este é o objetivo que os aplicativos para construção civil têm.

Com o avanço da tecnologia no mercado de trabalho, o uso de aplicativos se tornou indispensável nos smartphones e tablets, pois eles acabam se tornando úteis em diversas situações do dia a dia economizando tempo e serviço principalmente no ambiente profissional, no ramo da construção civil não é diferente. Confira alguns Apps que vão ajudar a economizar tempo e serviço:

Reforma Simples

Realiza cálculos rápidos da quantidade de materiais necessários na obra. Gera o preço dos materiais, mão de obra e exigências contingentes para muitos serviços. O aplicativo gera o orçamento detalhado contendo todos os serviços informados pelo usuário, além da lista total de equipamentos do projeto. Essas informações podem ser salvas no aplicativo ou enviadas para o e-mail escolhido, já são convertidas em planilha do Excel.

Construct App

Com ele, em todo o ciclo de gerenciamento de projetos, pode-se reduzir de 25% a 35% o volume de horas trabalhadas, chegando até a 50% dependendo do tipo de projeto. É possível gerenciar relatórios de obra em segundos e compartilhar com a equipe os dados mais atuais do projeto. Isso inclui um número ilimitado de fotos, mensagens de texto e voz, planta digital com marcações, listas de tarefas e outras funcionalidades. Existindo também a possibilidade de criar grupos a partir de tópicos de projetos. Além disso, o app permite acompanhar as obras de qualquer dispositivo, mantendo as informações salvas com segurança em uma nuvem, com apenas alguns cliques e em tempo real.

AutoCAD 360

O app permite trabalhar com os últimos desenhos diretamente de uma obra, acessando as atualizações em tempo real, tem a possibilidade de acessar desenhos de uma conta de armazenamento grátis da nuvem da Autodesk ou de outras contas da nuvem, incluindo Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Outros benefícios do aplicativo são: visualizar, editar e compartilhar qualquer projeto em formato DWG, fazer anotações e até abrir documentos do tipo DXF recebidos por e-mail.

JobFLEX

Especializado na criação de orçamentos. A partir do cadastro de possíveis serviços, pode-se criar uma lista que irá gerar automaticamente a estimativa de valor para um cliente.

O app armazena os pedidos em andamento e todas as informações de contato com clientes para facilitar a organização do usuário.

PlanGrid

Permite trabalhar nas plantas dos projetos mesmo à distância. Além disso, possibilita o trabalho com RFIs, o que significa alterar plantas e poder compará-las ao final. Essa solução facilita a tomada de decisão sobre qual o melhor caminho a seguir.

O aplicativo se destaca por permitir anotações diretamente na planta, com a ferramenta de marcação, adicionando notas e fotos. Com isso, aproxima o planejamento com a gestão de obras. E, caso o projeto seja mais complexo, é permitido criar links com documentos, aumentando a integração entre eles.

GraphPad Pro

Permite ao engenheiro criar um desenho na escala correta de maneira rápida. Ao permitir que se adicionem círculos, arcos e dimensões, o app dá agilidade ao trabalho de editar uma planta sem perder a precisão do projeto.

Essas características permitem ao profissional utilizar o GraphPad Pro para desenhar dentro da própria obra ou na frente de um cliente, por exemplo. O app permite também enviar o desenho por e-mail, caso o cliente necessite com urgência, mas esteja distante.

Sun Seeker

É um aplicativo para tablet que fornece informações sobre a posição do sol em relação à obra por meio de uma bússola plana e uma visão por realidade aumentada 3D. Essa solução é interessante na hora de pensar quais cômodos irão ou não receber luz solar durante determinada época do ano.

Tem a possibilidade de verificar qual a distância que a luz do sol alcançará dentro de um cômodo da casa, qual a melhor posição de uma piscina, qual lado da casa estará sombreada no verão, etc.

IHandy Carpenter

É ideal tanto para carpinteiros quanto para profissionais que executam serviços de construção civil. Ele dispõe de cinco ferramentas em apenas um lugar: transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo. Entre as utilidades, destacam-se a medição, que permite verificar o alinhamento de objetos e móveis, e o medidor de distâncias, semelhante a uma trena. O aplicativo dispensa o uso de ferramentas grandes e pesadas para fazer medições e nivelamentos em casas e obras.

FTQ360

Voltado para gestão de obra, ele permite acompanhar a produtividade, a qualidade e a segurança no canteiro de obras através de mais de 350 opções de checklists, permitindo que o usuário crie o próprio checklist. Com o aplicativo, também é possível enviar listas de tarefas para os responsáveis, facilitando o trabalho de inspeção dos projetos.

Reduzindo facilmente defeitos de qualidade, analisando atividades e tendências, melhorando a responsabilidade e economizando tempo na gestão, é possível adicionar imagens, notas, dados de campo, pontuações e valores de risco.

Iopoint

O aplicativo da Iopoint permite que os funcionários registrem o ponto através do seu próprio smartphone com a possibilidade de ajuste de ponto que podem ser aprovados ou reprovados pelo seu gestor.  Possui geolocalização, que permite a empresa saber o local exato em que o colaborador estava quando registrou o ponto. Cadastro fácil de escalas de trabalho e vinculação dos funcionários com apenas um clique. Funciona de forma online e offline mantendo os dados registrados até o momento em que o aparelho entre em conexão com a internet, após, acontece a sincronização e os mesmos são enviados para a nuvem.

Ótimo app para trabalhadores externos pois assegura a remuneração do funcionário, as horas trabalhadas ficam registradas mesmo que o colaborador esteja executando suas funções em outra cidade. Tem a opção de vincular os funcionários no banco de horas ou ter o controle das horas extras, evitando assim o excesso das mesmas.

Programe folgas e férias para os seus funcionários e antecipe a sua gestão. Desburocratize e agilize os processos de RH evitando assim a perda de tempo com o fechamento de folhas de ponto manualmente e tudo da forma mais segura possível, pois o aplicativo está em conformidade com a lei trabalhista.

Iopoint, fácil para seus colaboradores, perfeito para sua empresa e o melhor, cabe na palma da sua mão.

A tecnologia se tornou essencial no nosso dia a dia não é mesmo? E nada melhor do que poder usar isso a seu favor facilitando o trabalho e economizando tempo para resolver outras questões.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Até o próximo post 😃💙

GP 4.0

Leila Dillmann

Supervisora de Implantação e Suporte e redatora do Blog da IOPOINT